.


HISTÓRICO
Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas - Regional de Araçatuba


APCD Central
A APCD Central foi fundada no dia 01 de Abril de 1911, pelo seu 1º presidente Dr. Gustavo Pires de Andrade.


1 - NOME ANTERIOR - AORA
Seu primeiro nome foi Associação Odontológica Regional de Araçatuba (AORA), tendo sido fundada em 18 de julho de 1953, quando foi instituída uma Diretoria provisória composta pelos Drs.: Ruy Damiano Castilho, Elias Gonçalves da Motta e Nelson Gerbasi, com finalidade de elaborar o primeiro estatuto. No dia 25 de julho de 1953 foi convocada a primeira Diretoria que ficou composta:

• Presidente: Dr Elias Gonçalves da Motta
• Vice-presidente: Dr. José Ciâncio
• 1º Secretário: Dr. Manoel Dourado
• 2º Secretário: Dr. Nélio Dias Pacheco
• 1º Tesoureiro: Dr. Célio Deodato
• 2º TesoureIro: Dr. Alcides Faleiros

• Conselho Fiscal:
- Dr. Raul de Almeida Morais
- Dr. José Mesias de Castro
- Dr. José Olívio Victor


2 - NOME ATUAL
O nome atual é Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas - Regional de Araçatuba. A data de fundação foi de 09 de janeiro de 1965, após uma Assembléia Geral que autorizou a modificação do nome para APCD Regional de Araçatuba. No dia 20 de março de 1965 o então presidente, Dr. Roberto Pannain durante a Assembléia Geral leu oficio recebido da APCD Central com as devidas instruções para a transformação da AORA em APCD Regional de Araçatuba e a necessidade de modificação no estatuto, que foi feito no dia 27 de março de 1965 durante a Assembléia Geral Extraordinária. A primeira diretoria com o nome de APCD Regional de Araçatuba foi a seguinte:

• Presidente: Dr. Roberto Pannain
• Vice-Presidente: Dr. Orlando Ayrton Toledo
• 1º Secretário: Dr. Décio Teixeira
• 2º Secretário: Dr. Carlos A.A.N. Galvão
• 1º Tesoureiro: Dr. Bonifácio Genta
• 2º Tesoureiuro: Dr. Edson Lemos

• Conselho Fiscal:
- Dr. Raul de Almeida Moraes
- Dr. Wanderley Woulo
- Dr. Percy Sampaio Camargo


3 - PRIMEIRO ACONTECIMENTO CIENTIFICO:
O primeiro acontecimento cientifico da AORA foi no dia 03 de outubro de 1953 quando o professor Dr. Virgilio P. Delgado, ministrou conferencia sobre "TÉCNICA DE NYLON PARA RESTAURAÇÃO DE ACRÍLICO".

O primeiro acointecimento cientifico da APCD Regional de Araçatuba, foi a "2a. SEMANA ODONTOLÓGICA XXII DE MAIO ", realizada de 04 a 09 de outubro de 1965.


4 - PRIMEIRO ACONTECIMENTO SOCIAL:
O primeiro acontecimento social da APCD Araçatuba, foi um almoço oferecido aos professores e conferencistas que participaram da 2a. Semana Odontológica XXII DE MAIO, levado a efeito no dia 09 de outubro de 1965 na Churrascaria Gaúcha.


5 - PRIMEIRA SEDE
0 local da primeira sede da AORA foi à Rua Osvaldo Cruz, Nº 110 - Edifício Araçatuba, 3º Andar - Sala 306 - Sede da Associação Paulista de Medicina, gentilmente cedida pela classe médica.

O local da primeira sede da APCD Regional Araçatuba foi à Rua Prudente de Morais, nº 23, em uma sala gentilmente cedida pela Nova Dental.


6- RECONHECIMENTO DE UTILIDADE PÚBLICA
Reconhecida de Utilidade Pública Estadual pela Lei nº 1051 de 12 de junho de 1951.

Reconhecida de Utilidade Pública Municipal pela lei nº 1583 de 08 de maio de 1972.


7 - DOAÇÃO GRATUITA DA SEDE SOCIAL DA APCD
A doação foi efetivada no dia 27/09/1982 pelo atual prefeito municipal Sr. Antonio Saraiva, com a condição de que o atual Presidente da APCD, Dr. II-Sei Watanabe, construísse num prazo de 12 meses, um gabinete odontológico para atendimento da população carente do bairro Dona Amélia e Adjacência.


8 - CONSTRUÇÃO SECRETARIA E CLÍNICA
O inicio da construção do prédio foi no ano de 1992 pelo então presidente Dr. Antonio Pedro Pezzuto, onde foi levantada as paredes da obra.
No ano de 1994, Dr. Minol Miyahara (1994-1996) assumiu a presidência da APCD, cobrindo toda obra.